domingo, 3 de agosto de 2008

Meu encontro com o camarada dancante




Gosto muito de andar, é andando que eu tenho minhas melhores ideias, ou pelo menos acho que sao.Como gosto muito de andar, ando bastante... e andando bastante, encontro muita gente interessante fazendo o mesmo.

Esses dias conheci um cara, meio sujo de tinta, com o cabelo cheio de dreads e um chinelo tao gasto que tava pela metade. Esse cara chegou em mim, e usando um tom quase hipnotico, me perguntou

- O que é arte ?

Puta cara chato, nem me conhece e vem enxer ...

- Arte é arte porra !

Sou meio sem paciencia, mas isso nao o fez recuar e resposta nao o deixou satisfeito, ele continuou a me interrogar, girava em torno de mim, em um ritmo que sugeria um tipo de danca tribal,agora me parece que era uma especie de ritual do descobrimento do novo. O cara continuou...


- O que é arte ?



Resolvi parar, porque pensar em uma resposta satisfatoria exigia algum tempo. Eu tenho tempo, e meu amigo dancante pelo jeito tambem tinha.

Sentei e comecei a pensar em uma resposta, olhando a minha volta vi alguns vultos do que parecia ser gente, tenho certeza que era gente, so nao sei porque sempre sao vultos.

Resolvi devolver a pergunta.


- O que é arte para voce ?


Ele levantou e apontou para o céu, e disse bem baixinho.


- Arte é transcender;


Parece que em uma palavra ele resumiu a maioria dos meus conceitos.
Saiu correndo e girando, bem que dizem que gente inteligente é meio estranha, deve ser pelo prazer estetico ou sei la....

Aprendi com esse camarada, criei assim parte do meu conceito de arte.

Arte para mim(hoje) é a transcendencia de tudo, é a quebra de qualquer conceito, é o nome que se da a busca interminavel pelo melhor, arte é buscar o sublime ,uma especie de maratona, onde se corre pelo novo, ao mesmo tempo que é uma luta, contra tudo que é prozaico.



E viva ao camarada dancante, que me fez deixar de ser um vulto.






Um comentário:

Luiza disse...

Você podia desistir de ser médico e virar escritor... jah pensou nessa hipótese?